01/08/2009

Ser Poeta

O que é ser poeta?...
É ser o narrador de uma história que é a vida.
É aquele que tem uma passagem
Para um mundo de maravilha.

É ser o aventureiro destemido
E não é preciso ser eloquente.
É quem faz o mundo ter sentido
Aos olhos de toda a gente.

É exprimir em palavras
Aquilo que a alma nos diz.
Como em tempos faziam
Pessoa, Bocage e D. Diniz.

É alguém que é sonhador,
Alguém que procura o sentido da vida.
Alguém que escreve para além da dor,
Pois a poesia cura qualquer ferida.

Eu até posso tentar ser poeta,
Basta só saber sonhar,
Pois a poesia é o mais belo dos mares
Em que me apetece navegar.

12/07/2009

Refúgio

Era um quarto sem dimensão,
Um refúgio acolhedor
Onde não havia lógica nem razão
Um local só ao meu dispôr.

Estava cheio de imaginação,
Emoção, cor, fantasia;
Não havia lugar para a frustação,
Mas só para a paz que ainda me alumia.

Era o meu mundo imaginário,
O meu castelo impenetrável de fantasia
Era onde guardava os meus sonhos,
De onde enfrentava os problemas do dia-a-dia.

Era meu e só meu;
Nele fazia o que queria.
Depois cresci
E ele simplesmente desapareceu...

18/06/2009

O meu jardim

Já lá vai um longo ano
Que eu cultivei o meu jardim.
É o meu grande e intocável orgulho;
Uma outra razão de ser para mim.

Um ano após semear
Tão belo e viçoso jardim,
Estava prestes a acordar
Quando um certo odor veio para mim.

Cheirava a limão, rosas e jasmim
E a um outro misto de emoções.
Senti-me então inundado
Por múltiplas sensações.

Olhei para o manto multicolorido
Em que se havia tornado o meu jardim;
Era tão bela e cobiçada visão
E estava reservada para mim.

Dois carvalhos e um pequeno pinhal;
Coelheiras, galinheiro e pombal;
As cores, os sons e as sensações
Misturam-se numa composição divinal.

É uma paisagem deslumbrante
A que avisto do meu jardim;
É a Primavera em flor
E foi feita por mim.

É um prazer ter tão belo jardim,
Onde reinam a calma e a harmonia,
Onde concentro a minha vida;
De onde provém a minha alegria.

22/04/2009

E assim se vive...

Cá estou.
Vou seguindo o meu caminho sem olhar para trás, sem sequer me dar ao trabalho de reparar nos pormenores inúteis que ficaram por esclarecer e desvendar.
Vai-se andando.
Conforme os dias passam, vou reparando que podia e se calhar devia ter dito certas coisas a certas pessoas numa certa ocasião e num certo lugar. Só para apaziguar a alma.
Enfim...

Este sou eu com
Um mundo inteiro para conhecer.

Os dias passam. As horas voam. Os minutos correm. E eu fico apenas a ver, impávido e sereno. Que mais poderia fazer?
Nos entretantos, vou fazendo aquilo que me compete fazer. Nada. Ainda bem.
De resto, aproveito para pensar naquilo que ainda vou a tempo de fazer e que gostava de ver realizado.
É assim que funciono. Sou o personagem principal numa peça que é a vida, o enredo é a minha própria história, os cenários são os sítios por onde passo e as pessoas que conheço variam entre personagens secundárias ou meros figurantes.
Depois... depois há o fim.

20/02/2009

Mundos paralelos

Temos dois mundos paralelos
Dos quais podemos desfrutar,
O da realidade do dia-a-dia
E o outro onde queremos ficar.

Por pior que a vida seja,
Por pior que o mundo esteja,
Resiste, persiste e insiste
E depois desfruta do outro mundo...

Um deles pode ser uma prisão
O pior sítio para estar
Mas depois há o outro lado
Onde poderemos descansar

Mas apesar disto tudo
Há uma coisa que não se pode esquecer
É que por melhor que o subconsciente seja
É no outro que realmente estamos a viver.

São dois mundos paralelos
Não serão iguais por mais que tentes
Pois às vezes são opostos
Mas sempre iguais,sempre diferentes.

09/02/2009

Carpe Diem enquanto podes

"Carpe Diem" - expressão latina cujo significado é "aproveita o teu dia" (definição de um dicionário qualquer).
Para mim, "carpe diem" significa muito mais do que apenas aproveitar o dia. Isso é uma definição muito ligeira. Esta expressão quer dizer, em si própria, "dá o teu melhor para tornares o teu dia melhor e assim tirares o maior partido deste".
Porque, se virmos bem, só temos uma vida. Apesar de algumas pessoas acharem que estou a dizer o maior disparate do mundo, esta é a verdade nua e crua. Só há uma vida. Só temos uma.
Não há aquele conceito das três tentativas. "Game Over" é o fim. A seguir não há mais nada, por mais que digam que há.
E isso não vos soa estranho? Quando se vão deitar, pensam que daí a algumas horas já voltaram a acordar.
Mas e se morrermos? Não há "voltar a acordar".
Por isso, enquanto estás a ler este texto (com alguma tendência para falar de coisas mórbidas), devias desligar o computador, pensar no tempo que te resta e devorar aquele restinho que ficou no fundo do prato e que ninguém aproveitou.
Conselho de amigo: enquanto o teu corpo e a tua mente o permitirem, faz tudo aquilo que te vier à cabeça e, acima de tudo, CARPE DIEM ENQUANTO PODES!!!

20/01/2009

Porquê?

Porque é que aqui estamos?
Porque é que amamos?
Porque é que refilamos?
Porque é que nunca nos contentamos?

Tantas perguntas para as quais não há resposta
Tantas coisas por saber
Até deixam uma pessoa indisposta.
"Porquê?" estão-me vocês a dizer?

Queremos saber sempre mais e melhor
Sobre tudo o que nos rodeia.
"De onde veio o planeta Terra?"
"Como se formou a Pangeia?"

Infelizmente muitas perguntas não têm resposta,
Ou porque não a queremos saber
Ou porque esta não está exposta
E é difícil de perceber.

Se nos custa a acreditar
E nem sequer queremos saber
Porquê virar as costas à aventura?,
Pois devemos pensar
Que nem todas as respostas são agradáveis
Nem todas nos podem agradar.

As partes dolorosas dos porquês
É não podermos responder
É continuar na escuridão
À procura do amanhecer...

Às vezes o melhor é permanecer na ignorância.
Qual a lógica de de procurar toda a informação do mundo
Se esta não tiver importância?
Não sei, digam-me vocês...

14/01/2009

Amor...

Amar é procurar
É tentar encontrar
A metade que nos falta
A água do nosso mar.

O amor é a mais bela invenção
Amar é partilhar o coração
É encontrar o porto de abrigo
É poder dizer "quero estar contigo".

Porque é que amamos?
Porque, para ficarmos completos
Precisamos de carinho e atenção
Precisamos de nos sentir repletos de emoção.

Amar é o verbo mais interessante
Visto que tem vários pontos de vista
E não apenas uma só variante.

É bom poder amar...

Igualdade e Perfeição: Utopia ou Realidade?

Há uns tempos para cá tive uma conversa com alguns amigos meus.
Estávamos a ver qual a melhor forma de criar um mundo perfeito e sem diferenças.
Um dos meus amigos disse que, antes de tudo o resto, se deviam eliminar as diferenças entre os povos.
Perguntei-lhe por onde começar e ele respondeu, dizendo que primeiro devia alterar-se a religião, de forma a acabar com as guerras religiosas. "Mas que religião?", perguntei eu.
Ele ficou sem resposta.
É que, se dissermos a um judeu, cristão, budista ou muçulmano que ele terá de deixar de acreditar no seu deus e mudar-se para outra religião como quem muda de casa, ele dir-nos-à muito provavelmente "Mudem-se vocês." E o que é nós fazemos? Matamo-lo. OK.
E os outros todos que disserem não? Matamo-los? Não. Isso não é correcto.
Há alguns séculos atrás, julgava-se que o mundo apenas atingiria a perfeição quando fosse tudo igual. Houve milhares de guerras e igual número de mortos. No século XX, um senhor chamado Adolf Hitler julgou que conseguiria criar a versão perfeita da raça humana. "Game Over".
Seis milhões de judeus mortos por alguém achar que a vida é um jogo: se perdermos, voltamos a jogar até ganhar.
Felizmente, hoje em dia ainda ninguém teve (por enquanto) a ideia de uniformizar o mundo.
Se pensarmos bem, como é que se torna um mundo todo igual? NÃO se torna. Tão simples quanto isso.
Por isso, o mundo perfeito continua a ser aquele onde NINGUÉM é igual.
É aquele onde encontramos alguém que, no meio dos outros todos, achou que nós éramos especiais. Mas se fôssemos todos iguais isso já não seria possível.
Se todos os dias comêssemos a mesma coisa enjoávamos.
Se todos os dias jogássemos o mesmo jogo fartávamo-nos.
Se todos os dias fizéssemos a mesma coisa morríamos de tédio.
Felizmente ainda posso dizer "se".
Felizmente ainda posso dizer que sou diferente de tudo o resto e que isso me torna especial.
Felizmente o mundo é diferente e não uma "monotonia eterna".
Felizmente.
Portanto, serão a igualdade e a perfeição uma utopia ou uma realidade?...

13/01/2009

O que é a amizade?...



É um conceito bastante abrangente. Pode-se dizer que é uma relação amigável que duas ou mais pessoas mantêm durante algum tempo, mas isso é aquilo que vem escrito nos livros.
A verdadeira amizade é a que nos acompanha ao longo da vida; os amigos são os que dizem bem e mal de nós.
A amizade não consiste apenas em dizer sempre que "sim" e ouvir sempre "sim".
Os nossos amigos não são aqueles que se submetem às nossas ordens.
Os amigos são aqueles que sabem dizer não ou dar-nos aquele empurrãozinho quando ninguém está a olhar; são os que nos verdadeiramente ajudam.
Por isso, a amizade pode ser vista como uma casa, em que os pilares são o respeito mútuo e a entreajuda. O que daí deverá surgir será a felicidade, mas não apenas a nossa, caso contrário não diria entreajuda.
Concluindo, a amizade é, por vezes, um dos poucos motivos que nos leva a seguir em frente. É aquela brisa ligeira que nos faz reerguer e enfrentar o que está para vir.
Felizmente, não tenho falta desta e desejo que quem está a ler também não tenha.